sábado, 21 de janeiro de 2017

Viajando por Minas Gerais – aprecie a vida

Olá pessoal!!! Como vão?!

No post dessa semana vou falar sobre um lugar para se conhecer em Minas Gerais.

Ah! Não me esqueci da postagem sobre as hamburguerias gourmet ou artesanais, mas preciso de uns dias para passar pelas três que indicarei, creio que irão gostar, então, aguardem!!!

Vou começar contextualizando sobre meu perfil mochileiro, rsrs. Viagens são uma das minha paixões! Fiz um levantamento e percebi que conheço 7 estados do Brasil e pouco mais de 65 cidades. Parando para analisar, Minas Gerais tem 853 municípios, assim não é tão difícil conhecer esse número de cidades, não é mesmo? Mais ou menos, já que contabilizei apenas as cidades que eu realmente conheci, as que visite algum ponto turístico e posso responder a quatro perguntas básicas:
“O que marcou na viagem?”, “Moraria na cidade?”, “É um lugar para se envelhecer?” e “Voltaria à cidade?”.

Então, pensando nesses critérios selecionei uma cidade que tem vários mistérios, inclusive é considerada por algumas pessoas como um dos 7 pontos energéticos do mundo, trata-se de: São Thomé das Letras. Ela está localizada a pouco mais de 300km de Belo Horizonte, na Serra da Mantiqueira, próximo a Três Corações, a Carrancas, a Varginha.


Arquivo pessoal

Muitos já ouviram falar do município de São Thomé das Letras/MG, mas, estar em São Thomé é viver em um universo paralelo! Dentre suas histórias acredita-se que uma de suas cavernas dá acesso à cidade de Machu Picchu no Peru. Essa crença de ser ela ‘mágica e mística’ reúne na cidade um público bem específico (incluindo a mim que já estive lá!), vê-se jovens estudantes a passeio, pessoas maduras que decidiram “mudar de vida”, famílias com crianças e todos convivendo tranquilamente. Cada um no seu ritmo e escolhendo seus programas!



Machu Picchu/ Peru (Fonte: imagens google)

A cidade é lembrada por suas Pedras (o quartzito), pelos hippies, pelas cachoeiras e claro pelo cantor Ventania (que já deu entrevista até no Jô Soares), ele é a figura mais famosa da cidade, é um patrimônio de São Thomé!


Ventania no programa do Jô (Fonte: imagens do google)

Andar pelas ruas de São Tomé é se perder em uma mistura de cheiros, cores e gente diferente. Em suas lojas muito incenso, chapéu de bruxa, doces tipo compota e artesanatos, especialmente as réplicas das casas feitas de quartzito.

Quartzito (Fonte: imagens google)
A visita as cachoeira pode ser um desafio para quem vai a pé! Eu que o diga! Quando estive lá, peguei uma trilha que deveria ser de 3km e acabou virando 10km!!! O que salvou foi (o preparo físico, hehehe) e um casal que passou pela estrada e ofereceu carona até a cachoeira. Que lindos!

Sobre as cachoeiras, vale dizer que em dias muito quentes, elas costumam ficar cheias, por isso é bom ir cedo! A cidade tem no mínimo 6 opções e conheci três delas, a cachoeira Antares (pouco mais de 10km da cidade), a cachoeira da Lua e do Flávio. A cachoeira Vale das Borboletas fica bem na entrada da cidade, mas no dia que fui estava tarde e já tinha muita gente (desisti).

Cachoeira Antares (arquivo pessoal)
Eu na aventura da trilha de 10 km




















Ao entardecer ocorre um fenômeno! As pessoas sobem até o mirante (o ponto mais alto da cidade) para assistir ao pôr do sol, mas não é só isso! Tem uma espécie de reverência a esse entardecer e a plateia aplaude o sol que está se pondo. (Vejam o vídeo)


Esperando o momento do pôr do sol (arquivo pessoal)



No dia que fui ao mirante havia um casal paulista tocando blues e às 18 horas a Matriz da cidade começou a tocar a ‘Ave Maria’, além das pessoas aplaudindo o pôr do sol, tudo junto e misturado! - foi um fenômeno!!!


Mas, São Tomé não são só flores! A extração de pedras muda consideravelmente a paisagem da cidade, vê-se montanhas de restos de quartzito logo na entrada (uma pena). Além disso, a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida não me pareceu o forte de São Thomé, senti falta desse tipo de estrutura.

A noite, há bares e restaurantes abertos, tem para tudo que é gosto, rock, lugares para dançar forró, reggae! Em geral são lugares simples e com preços bem acessíveis! Caso visitem a cidade no inverno, levem agasalho, como a cidade está em uma altitude considerável (cerca de 1440 metros), ao entardecer costuma esfriar.

Olhando e conversando com as pessoas que vão morar em São Thomé das Letras, percebe-se que, em geral, elas buscam maior contato com a natureza e parecem ser da filosofia “menos é mais”.

Sob esse olhar, encerrarei esse post fazendo outra sugestão de filme (isso mesmo!), Capitão Fantástico é o nome. O enredo é o seguinte, um homem que cria seus filhos em pleno contato com a natureza, descobre que sua esposa faleceu e vai para a cidade. Seus valores (e de seus filhos) são colocados a prova, sua forma de vida e de educação são questionados. Fiquei pensado: -"mas existe modelo ou fórmula para se criar filhos?! O que é o certo ou errado em uma família?".

Há excessos no filme? (deixarei que tirem suas conclusões). Para mim ele é repleto de aprendizado, parece que cada cena é um modo diferente de ensinar a viver, a respeitar as especificidades dos filhos, a compreender quando recuar, mostra-nos que incentivo, afeto e firmeza andam lado a lado. Confesso que saí do cinema extasiada!!! Uma das cenas mais marcante é quando o pai "Ben" (Viggo Mortensen) e seus seis filhos interpretam a música Sweet Child O’Mine do Guns N’Roses, lindo de viver!

Vocês podem estar se perguntando, e o que isso tem a ver com São Thomé das Letras, um modo de vida alternativo e a natureza? Assistam ao filme e me dirão!


No mais, desejo sinceramente, como diz Ben, que possamos apreciar a vida, ela passa rápido demais!!!


Beijos no coração e até o próximo post!!!

4 comentários:

  1. Muito bom seu blog, tá muito bem revisado... Medida certa de texto/imagem/vídeo! Adoro são Tomé, mas nunca fui heuehuheuheu... Vou assistir esse filme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Fico feliz com seu comentário. Visite a cidade, assista ao filme, e depois me conte! Um abraço!!!

      Excluir
  2. Já fui a São Tomé e tbem gostei mto!!
    Realmente é uma cidade mágica. Fui passar reveillón junto com meu marido, cunhada e outros amigos. Alugamos uma casa bem pertinho do bar do 2.. Foi muito legal! Bjs

    ResponderExcluir